Sex shop online com 24 anos e 590.000 clientes satisfeitos

Sexy shop com mais de 5.300 produtos eróticos para você escolher

Saúde Masculina X Médicos: Novembro Azul

Publicado em 16/11/2021

Muitas doenças masculinas são silenciosas e acabam sendo descobertas quando já é tarde demais. Você, homem, também foge do médico?

As mulheres, desde muito cedo, são orientadas a procurar um médico ao menor sinal de anormalidade ou mesmo preventivamente - como para começar a vida sexual ou quando surge um cheiro diferente na calcinha. Por esta razão, mulheres costumam visitar, com mais frequência, o consultório médico e acabam descobrindo doenças bem no comecinho, quando ainda é fácil tratá-las. Mas e os homens? Por que eles têm tanta dificuldade de cuidar da saúde ou até mesmo prevenir as doenças? 

Novembro é dedicado aos cuidados e prevenção ao câncer de próstata cuja incidência, inclusive, só fica atrás do câncer de pele entre os brasileiros. Segundo dados da ONG Lado a Lado pela Vida, o país registra cerca de 68 mil casos de câncer de próstata ao ano. Gente, são muitos casos!

Acredito que o medo que os homens têm de ir ao médico é exatamente de descobrir algo, de saber que está doente, mas, se você for ao médico e descobrir alguma coisa, saiba que a chance de cura é enorme pois, quando se descobre algo no estágio inicial da doença, as chances de recuperação podem chegar a 90%, como relata a Lado a Lado pela Vida. 

No Outubro Rosa, discutimos muito o autoexame nas mamas para identificar caroços ou áreas doloridas. Mulheres também costumam realizar, uma vez por ano, o exame de papanicolau. Já os homens têm, no Novembro Azul, a chance de fazer o mesmo pela sua saúde: a ida ao urologista deveria ser feita pelo menos uma vez ao ano independente da idade, conforme recomendação do INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Apesar de ainda não haver uma forma eficaz de prevenir o câncer de próstata, um estilo de vida saudável é sempre aconselhado para evitar doenças graves e, claro, uma vida sexual melhor. 

A saúde do homem é um assunto sério que não deve ser restrito apenas ao câncer de próstata (por mais que essa seja uma das doenças mais letais), mas também devemos monitorar problemas de bexiga, incontinência urinária, ISTs, dentre outros problemas masculinos comuns.

Para os "meninos" que estão lendo, segue um checklist dos mitos e verdades sobre o câncer de próstata, bexiga hiperativa e incontinência urinária. A ideia aqui é saber mais detalhes e alguns sintomas dessas doenças que podem atingir um a cada nove homens e, assim, poder visitar o médico com mais tranquilidade e sem receios.

1 - Câncer de próstata é uma doença que atinge somente os idosos?


Mito, pois 40% dos homens diagnosticados podem ter menos de 50 anos. A doença pode até ser mais rara abaixo dos 40 anos, mas todo o cuidado é pouco. Por isso, é imprescindível fazer o acompanhamento anual com o urologista - assim como nós mulheres fazemos com o ginecologista.

2 - Homens negros são um grupo de risco para o câncer de próstata?


Sim, verdade, a incidência é realmente um pouco maior entre homens negros. Porém, isso não quer dizer que seja uma doença incomum ou rara entre outras etnias - muito pelo contrário. É importante que todo mundo vá ao urologista anualmente para fazer um exame.

3 - Posso apenas fazer um exame de sangue para detectar o câncer de próstata?

Não é bem assim. O ideal é que um exame complemente o outro. O exame de sangue (que se chama PSA) somado ao exame de Toque são essenciais para um correto diagnóstico. Por isso o médico especialista é muito importante para a interpretação dos exames.

4 - Se meu pai ou irmão teve/tem câncer de próstata, devo me preocupar mais?

Sim, você deve sempre estar atento aos sinais que seu corpo der, pois as chances duplicam quando há casos nos parentes de primeiro grau. Lembrando sempre que na medicina não existem regras - não quer dizer que você terá, apenas você tem que tomar mais cuidado.

5 - O exame retal dura mais de 1 hora?

Mito dos mitos, dura em média de 10 SEGUNDOS para o médico urologista realizar o exame. Se houver necessidade, ele pedirá outros exames para segurança do paciente. 

6 - Só mulheres têm incontinência urinária?

Não. Por mais que nós, mulheres, tenhamos mais propensão para ter essa doença, os homens também podem ter. Uma das características é a perda involuntária de urina, umedecendo ou molhando a roupa, algo que pode começar muito leve mas que tende a aumentar gradualmente com o tempo.

7 - Homens mais velhos têm incontinência urinária?

Ela se desenvolve comumente sim em homens acima dos 70 anos, mas pode ocorrer também em homens mais jovens. Isto porque a causa a doença é a perda da força muscular do assoalho pélvico.

8 - Exercícios específicos para a região pélvica podem ajudar na incontinência urinária?

Sim, um profissional de fisioterapia pélvica está capacitado para ajudar nessa prática de exercícios.

9 - A hiperplasia prostática benigna (HPB) é um tipo de câncer de próstata?

Não, a HPB é um aumento da próstata, não quer dizer que seja câncer, mas pode ser incômoda pois pode causar dificuldade da passagem da urina e isso causar inflamações e até paralisia dos rins. Veja como um problema pode levar a outro e a prevenção começa com a visita ao médico.

10 - O estilo de vida é um fator de risco para as doenças masculinas?

Sim, obesidade, tabagismo, diabetes, são fatores de risco.

11 - O diagnóstico de bexiga hiperativa depende dos sintomas que o paciente leva para o médico?

Sim. Muitas idas ao banheiro, a sensação da bexiga estar sempre cheia e uma urgência em ir ao banheiro são sinais para o médico pedir exames para descartar ou não a doença.

12 - Fazer muito sexo pode evitar as doenças masculinas?

Mito. Fazer sexo é ótimo e deve-se fazer muuuiiiitooo mas isso não protege ninguém das doenças acima. Como ressaltamos várias vezes, as doenças podem ser silenciosas e não apresentarem sintomas inicialmente, Novamente, o importante é ir ao médico periodicamente para fazer os acompanhamentos necessários.  

Outro fator pouco falado é sobre a importância da higiene peniana. Água e sabonete neutro são aliados na rotina de higiene do pênis e são ótimas condutas para evitar o câncer de pênis. Assim como o uso do preservativo para evitar as ISTs, dentre elas o HPV que pode ser a causa de amputação do pênis em casos avançados do câncer. Observe se há mudança de coloração na pele do pênis, feridas que sangram ou não cicatrizam, evitar o esmegma (aquela "massinha" branca que fica acumulada no pênis ou na vulva) são algumas diquinhas básicas para ter uma boa saúde masculina. 

Sua parceria também pode ajudar você a observar alterações pelo seu corpo. Como está o seu escroto ou se há manchas estranhas pelo seu pênis. Uma comunicação clara e sem vergonha pode ajudar em um diagnóstico também. Não esqueça da comunicação, ela é necessária até nesses momentos de saúde íntima. E claro, não esqueça de ajudar a sua parceria também. Na saúde e na doença. No prazer e na safadeza. 
 
Não adianta negligenciar a sua saúde por falta de tempo ou por causa de outros compromissos. As doenças masculinas podem avançar de tão maneira silenciosa que, quando a dor finalmente aparece, pode ser tarde demais. A saúde do homem também está diretamente ligada à saúde sexual: se você não se cuida, não adianta querer gozar, entende? A gente precisa transar com a cabeça tranquila, sabendo que está curtindo o melhor da vida. 

Beijos e cuidem da saúde, meninos!
Bianca Mel
Formas de Pagamento   |   Métodos de Envio   |   Frete Grátis   |   Televendas   |   Contato   |   Quem Somos   |   Parcerias
Instagram
Facebook
Blog

Copyright © 2025 Erosmania Sex Shop - Produtos Eróticos   |   Política de Privacidade   |   Devolução e Troca   |   Ajuda