Jogar futebol, subir uma escada, comer tudo o que quiser e… fazer sexo. Várias coisas vão ficando um pouco diferentes com o passar dos anos e já não são mais iguais aos cinquenta, por exemplo, do que eram aos vinte anos de idade. Nosso corpo vai mudando à medida que a gente envelhece e, claro, essas transformações físicas também têm influência na nossa sexualidade.
Porém, isso não quer dizer que o que vem com a idade é ruim. Sabe aquela frase "50, com corpinho de 20"? Sou totalmente contra! Quem disse que algo precisa ser jovem pra ser considerado positivo? Sem essa! Há muita beleza nos corpos mais velhos também! Além disso, com a idade conquistamos muitas coisas boas: mais habilidade comunicativa e menos inibições, por exemplo, que podem ser ótimas aliadas na cama.
Entretanto, todo mundo sabe de algo que é muito comum acontecer entre casais que estão juntos há muito tempo: o apagamento do fogo. Quem não tem algum amigo, ou já passou por isso por experiência própria? Conforme os anos vão passando, o casal vai se acostumando a estar junto e a relação, muitas vezes, vira mais uma amizade, já que o sexo vai rolando com menor frequência.
Isso é uma regra? Claro que não! Existem muitos casais por aí que estão há décadas juntos e ainda tem muito "fogo no rabo"! Mas, para aqueles que ainda se amam, mas já não se desejam tanto assim na cama, e ainda tem vontade de manter a relação: fiquem tranquilos, nada está perdido!
A Universidade de Harvard, através de suas pesquisas na área da sexualidade (sim! Sexualidade também é assunto sério e objeto de estudo até em Harvard, minha gente!), criou uma lista com algumas práticas simples que podem te ajudar a ter uma vida sexual melhor. Elas foram feitas pensando em casais com mais idade, que estão há mais tempo juntos, mas nada impede que outros casais usem as dicas também. Afinal, é sempre uma boa se a gente puder ter uma vida sexual ainda melhor com o parceiro ou parceira, não é mesmo? Então, vamos às dicas!
Informe-se
Existe muito material disponível por aí, como pesquisas e livros de autoajuda sobre problemas sexuais. Então, informe-se! Busque um conteúdo que faça sentido pra sua vida, para o seu dia a dia com seu parceiro ou parceira e troquem essas informações um com o outro. Caso você se sinta desconfortável em falar sobre isso cara a cara, uma outra dica: mandem por mensagem as matérias, trechos e informações que cada um achar mais interessante. Falar por mensagem deixa as coisas mais fáceis, num primeiro momento, pra depois vocês irem perdendo a vergonha e conseguirem falar sobre isso numa conversa ao vivo.
Dê tempo ao tempo
Conforme envelhecemos, nossos reflexos sexuais ficam mais lentos. Isso é natural, ok? Não se preocupe. Por isso, é muito comum que as pessoas demorem mais pra chegar ao orgasmo. Então, mais uma dica: é muito mais fácil "chegar lá" num ambiente confortável, tranquilo e sem interrupções. Invista mais tempo em transar com seu parceiro ou parceira, isso pode levar você a novas experiências sexuais muito interessantes. A descoberta é sempre uma boa opção!
Lubrifique-se
No caso da mulher, que faz a transição para a menopausa com a chegada da idade, é muito comum que role a secura vaginal. E esse é um "problema" tão fácil de ser resolvido que nem precisa ser considerado problema: lubrificante nela, querida! O lubrificante é essencial pra facilitar o sexo e evitar relações sexuais dolorosas, que podem resultar em problemas de libido e tensão entre o casal.
Seja uma pessoa afetuosa
Os problemas na cama preocupam o casal e geram tensão? Sim, com certeza. Mas isso não pode fazer com que o afeto na cama seja interrompido. Pode parecer óbvio, mas abraços e beijos são essenciais pra manter vínculos emocionais e físicos. Não os subestime e jamais os deixe de lado!
Pratique o contato
O quanto você toca no corpo do seu parceiro? Muitos terapeutas indicam técnicas de contato sensorial pra recuperar a intimidade física sem se sentir pressionado. A ideia toda é que o casal toque um ao outro enquanto cada um fica concentrado nas suas percepções e na sua sensualidade. É toda aquela história de estar totalmente presente no momento, que já falei muito no blog da Erosmania, lembra?
Experimente diferentes posições sexuais
Uma coisa que acontece com frequência, tanto que chega até a dar o nome à posição, é que o casal só fique no clássico "papai e mamãe". A rotina é cansativa e transar, às vezes, com o passar do tempo, acaba parecendo quase obrigação da vida a dois, né? Mas o esforço para que essa ideia seja quebrada deve vir dos dois. Então, que tal ambos pesquisarem informações sobre novas posições que vocês podem testar juntos? Aumentar o repertório de posições, além de fazer o sexo mais interessante, pode ajudar a superar alguns problemas, como o orgasmo feminino, que é facilitado por certas posições. Se precisar de algumas ideias, uma boa dica é ter ao lado da cama uma das
versões modernas do Kama Sutra.
Escreva suas fantasias
Que tal explorar coisas que serão excitantes tanto pra você, quanto pra outra pessoa? Aqui, vale tudo! Desde que seja sempre com consentimento e respeito mútuo. Não sabe por onde começar? Um exemplo: pense em situações que provoquem excitação e as descreva. Esse exercício é especialmente útil pra casais com pouco desejo sexual. E lembre que essa é a hora de deixar a vergonha de lado, viu?
Experimente fazer os exercícios de Kegel
Esses exercícios servem pra fortalecer os músculos pélvicos femininos. Como funciona: é só contrair os músculos que usamos quando tentamos segurar o xixi, sabe? Mantenha eles contraídos por dois ou três segundos, depois relaxe. Faça cinco séries de repetições ao dia. Isso vai melhorar sua condição física para o sexo. Ah, e também existem vários acessórios que, além de
ajudar nos exercícios Kegel, também vibram. É unir o útil ao
muito agradável!
Relaxe
Relaxa e goza, não é? Relaxar é essencial pra que você consiga aproveitar o sexo e chegar ao orgasmo. Então, faça algo que te acalme e que te faça sentir bem antes de começar uma relação sexual, como por exemplo sair pra jantar, ou praticar algum exercício físico de relaxamento, como os exercícios de respiração.
Use vibradores
Bom, aqui sou suspeita pra falar, né? Bato sempre nessa tecla! Principalmente no caso das mulheres, os vibradores podem ajudar muito no autoconhecimento sexual, pra que, assim, seja possível explicar para a outra pessoa do que você gosta. Além disso, os
sex toys são ótimos pra fazer algo diferente e levantar a chama de um casal que tá no fogo baixo. Hoje em dia, também existem vibradores especiais para serem usados a dois: dá uma
olhadinha na loja da Erosmania para conhecê-los.
Não se renda
Se nada disso adiantar, não se desespere: busque ajuda profissional! Seu médico vai poder ajudar, seja com exames, pra descobrir se pode ser algum problema físico, ou com a indicação de um terapeuta sexual, pra entender a parte mental disso tudo.
------
Depois de todas essas dicas, uma coisa é certa: não tem idade, ou tempo de namoro, ou de casamento, ou seja lá o que for que nos impeça de ter uma vida sexual prazerosa e saudável. Concorda? Então bora testar as dicas e aproveitar uma das melhores coisas de se estar num relacionamento.
Beijos,
Bianca Mel.